Conceituação e Caracterização teórica da Psicologia Social

Faz-se necessário uma delimitação do que seja, ou até aonde é possível caracterizarmos comportamentos e processos cognitivos (expectativa, pensamento, julgamento e processamento de informação) de sociais ou não.


O comportamento de abrigar-se da chuva por exemplo, será caracterizado de social se o motivo for uma preocupação ao outro, ou seja, quando do momento que a experiência sensível da pele é estimulada pelas primeiras gotas de água - e a informação chega ao cérebro -  a associação imediata processada for uma preocupação ao julgamento alheio e não o simples motivo de não se molhar.


Aqui, começamos a entrar mais detalhadamente nas conceituações teóricas da Psicologia Social. Ao analisar a emissão de comportamentos, é necessário acrescentar a variável SITUACIONAL. O psicólogo social, além de fatores longitudinais (experiências passadas, fatores hereditários, traços de personalidade), também considera o ambiente dos fenômenos psicossociais.

Logo para evitar complicações ou erros de inferência sobre os determinantes do comportamento, deve –se considerar variáveis individuais (personalidade, o caráter longitudinal) com os fatores situacionais (estímulos sociais, o caráter latidudinal), sendo estes o que caracteriza o comportamento de social.